Depoimento

HOME > Depoimentos > Joel Moreira – Fortaleza/CE

Depoimento de Joel Moreira – Fortaleza/CE

Acredite que você é capaz e se esforce muito para alcançar seus objetivos. Para chegar aqui no ITA foramtrês anos de muito estudo e dedicação. Em 2008, entrei pra turma ITA numa sala em que a grande maioria dos alunos já eram veteranos e já tinham muita experiência em vestibular. Eu olhava pra galera e pensava: ”Que que eu tô fazendo aqui, tem muita gente foda aqui, não vai ter vaga pra mim!!” Quando chegava em casa, meu pais me incentivavam  muito pra continuar investindo no meu sonho e esse apoio me foi fazendo ver  que eu era capaz sim. Aquele foi um ano de muito estudo e resultados também, mesmo não tendo passado no ITA a aprovação no IME me fez ver q eu estava no caminho certo. Em 2009, eu e uns amigos tivemos a ideia de alugar uma casa em frente ao cursinho para poder morar perto da escola, ali eu aprendi o quanto o estudo em grupo podia fazer a diferença. A gente tinha uma rotina de estudo pesada na semana, mas os fins de semana eram aproveitados pra descansar e curtir um pouco também (claro que a melhor parte era quando a gente chutava o balde pros estudos).

No fim do ano, me sentia preparado para as provas e estava com muita garra pra encarar o desafio de novo. Mas acho q ainda não era a minha hora: certo sábado, inventei de jogar de goleiro e acabei quebrando a mão antes das provas. Pronto, foi o começo de um novo drama que me prejudicou bastante, pois fiz a prova do IME com a mão enfaixada e as manhãs entre o IME e o ITA foram gastas com fisioterapia. Resultado: tudo de novo em 2010.Na época, viajei pra tirar umas férias, estava cansado de tudo, não aguentava mais. Quando voltei pra Fortaleza, me organizei e voltei a me dedicar. Ano passado foi o ano q eu menos estudei, mas o que estudei, estudava melhor e com mais consciência. Sabe aquele vicio de veterano: “ano passado eu vi isso direitinho, esse ano tah de boa esse assunto aew”, não faça isso, tenha a humildade de revisar tudo, vai q na prova cai um detalhe que você não lembra. Assim, revisei toda a matéria de novo. Ao longo do ano, você passa por momentos bons e ruins: tem dia que você acorda naquele gás de estudar e tem dias que você acorda com a vontade de não fazer nada. Quando eu estava em dias ruins, eu procurava não perder tempo e não me estressar com bobagens. Se você tem mais experiência, ajude quem não tem, aprendi muito ano passado tirando dúvidas do pessoal da sala e das meninas da turma de medicina (saiba tirar vantagem disso tambémporque aqui não tem elas rsrs).

Estudei bastante as provas antigas, usando-as como simulado, e acredito que isso foi muito importante para a aprovação. Chegue no dia da prova bem tranquilo, confiante no trabalho q você fez ao longo do ano. Sente na cadeira sem pensamentos do tipo “Ahh vou me ferrar certeza nessa prova”, sério mesmo, você passou o ano todo estudando e se esforçando pra pensar isso antes da prova? Como dizia um professor meu: “senta com garra, faca nos dentes e sangue nos olhos”. São as quatro horas que vão decidir a sua vida. Cada dia é um dia, se não foi tão bem em uma prova, você pode se recuperar em outra (pelo menos comigo foi assim). Relembrando uma frase q li no depoimento do baby da 14 no ano em que não passei  e que eh muita verdade:  “Às vezes, nem todo mundo que merece passa, mas todo mundo que passa, merece”. Enfim, galera, boa prova a todos este ano e tenham em mente que o momento é agora e não depois. Espero ver vocês aqui ano que vem e eu tô doido pra matar um bixo.