Depoimento
HOME > Depoimentos > Victor Ribeiro Moura – Guajará-Mirim/RO
Depoimento de Victor Ribeiro Moura – Guajará-Mirim/RO
Meu nome é Victor, nasci em Guajará-Mirim, interior de Rondônia. Dos meus tempos de infância até o 2° ano de ensino médio, eu não tinha muitas perspectivas sobre meu futuro, não havia estudado em escolas com um bom nível de ensino e não fazia a menor ideia de qual profissão deveria seguir ou qual faculdade deveria cursar. Na verdade, eu pensava que mal teria condições de passar na federal do meu estado. Então, ainda no 2° ano, eu fiz a prova dessa federal e… Passei! E muito bem colocado.
Nesse momento, percebi que levava jeito para a coisa e que, caso estudasse, poderia chegar muito longe. Só que, de fato, eu ainda não tinha meu objetivo. Uma coisa era clara: eu gostava bastante de exatas. Então, embalado pela vitória, decidi procurar a melhor institução que houvesse no Brasil na área de exatas ou engenharia. Encontrei o ITA, gostei dos cursos, mas havia um problema: A PROVA. Na verdade, eu peguei os últimos anos do vestibular e descobri que não sabia fazer praticamente nada, as várias lacunas no meu fundamental e médio estavam fazendo falta.
De qualque forma, eu aceitei o desafio e comecei a me preparar. Um ano de estudos (meu 3º ano de ensino médio) foi o que precisei para reconstruir toda a base que séria necessária (mas não suficiente) para a aprovação. Em seguida, com um ano de cursinho, que fiz em Brasília, consegui fazer uma prova com confiança e tranquilidade, a qual me rendeu a aprovação. Foram, desta forma, dois anos muito intensos, infinitas horas de estudo, dezenas de provas e simulados resolvidos… Mas tudo valeu a pena só pela alegria de receber o tão sonhado telefonema, comunicando a aprovação.
As minhas dicas são as seguintes: estude muito, não teha medo de investir seus fins de semana e feriados com o estudo; organize-se, de modo a balancear o estudo entre as matérias e assuntos (inclusive português, inglês e redação); monte um horário, e, mais importante, siga-o; procure realmente aprender cada assunto, cada ideia, cada demonstração, tentando deixá-los intuitivos e internalizados; não se desespere, faça a prova com calma, concentração e até o final, pois na pior das hipóteses, você está fazendo o melhor simulado que existe para tentar novamente no ano seguinte.
Por fim, não se esqueça de que mais importante do que o resultado em si é estar com a consciência tranquila por ter feito o seu melhor. Afinal, como disse Aristóteles: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.
Boa Sorte!